O Centro de Estudos e Assistência às Lutas do/a Trabalhador/a Rural – CEALTRU, realizou na 1ª quinzena de janeiro, as primeiras capacitações de Gerenciamento em Recursos Hídricos – GRH, referentes aos dois contratos que está executando.
No contrato 040/2023 – parceria ASA/CEALTRU, o Cealtru realizou cinco capacitações no município de Independência-CE, nas comunidades de Remédio, Ematuba, Riacho do Meio, Araújo e Santa Luzia. Participaram deste processo as 160 famílias de 50 comunidades que estão cadastradas para receber cisternas de placas de 16 mil litros.
Já no contrato 096/2023 – parceria SDA/CEALTRU, realizou duas capacitações no município de Poranga-CE foram as comunidades de Pitombeira e Aldeia Umburana. Na ocasião, participaram destas capacitações 50 famílias de comunidades de povos tradicionais, sendo uma comunidade Quilombola (Pitombeira) e duas comunidades Indígenas (Aldeia Umburana e Aldeia Cajueiro).
Essas capacitações são de extrema importância para orientar as famílias sobre os cuidados que elas devem ter com a cisterna, e explanar as etapas da implementação da tecnologia após estes momentos de formação.
O presidente do CEALTRU, José Francisco de Almeida Carneiro, ressalta a importância que é para o CEALTRU fazer parte da execução dessa política pública, que é o acesso a água de qualidade, saber que o homem e a mulher do campo terá água para beber durante alguns meses no verão e do lado de casa.
Siga-nos