O Cealtru participa nos dias 20, 21 e 22 de novembro do Encontro de Capacitação do Programa de Cisternas de placas de 16 mil litros e Cisternas Escolares de 52 mil litros, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA.

As referidas tecnologias sociais serão implementadas nos municípios de Tamboril, Poranga, Independência, Novo Oriente e Ipueiras, respectivamente, nos territórios de povos tradicionais (quilombolas, indígenas, pescadores e povos de terreiros e etc).

Ao todo, 100 famílias serão atendidas com cisternas de placas e 71 escolas das comunidades rurais serão contempladas com cisternas.

Representando o Cealtru estiveram o Presidente – José Francisco de Almeida Carneiro, o Coordenador de Tecnologias Sociais – Marcio Lima, a Gerente Administrativa Isalenny Gonçalves.

No encerramento houve uma solenidade com assinaturas dos termos de contratos entre SDA e as 12 entidades executoras dos contratos.

Estiveram presentes o secretário da (SDA) – Moises Bras; secretario executivo da (SDA) – Marcos Jacinto; secretária dos Povos Indígenas do Ceará – Juliana Alves; Odalea Severo e toda a equipe componente da COAGUA.

De acordo com o presidente do Cealtru: “as cisternas de placas de 16 mil litros são tecnologias sociais que tem função importante no semiárido cearense, que é armazenar água da chuva para consumo humano”.

Nos territórios onde serão implantadas, famílias de povos tradicionais enfrentam muitas dificuldades para acessar às políticas públicas de segurança hídrica, dessa forma, a construção de cisternas será fundamental para mudar essa realidade das comunidades, trazendo qualidade de vida e segurança alimentar.