Mulher, assentada, agricultora familiar, produtora de queijo e vendedora de leite bovino, Eliane Oliveira dos Santos, a primeira colocada em pontuação no edital público do FEDAF, assina contrato junto ao Banco do Nordeste, agência de Itapajé. O CEALTRU faz parte dessa história.

Conforme a agricultora familiar Eliane Oliveira dos Santos, “o CEALTRU é muito importante, pois além do acompanhamento da assistência técnica nas minhas atividades, agora também me apoiou na contratação de crédito para investir na criação, garantido a melhoria da produção. Estou bastante motivada para continuar produzindo na agricultura familiar, tendo em vista esta oportunidade que estou tendo, para investir na minha unidade produtiva. Com relação as condições do empréstimo, estou satisfeita com o bom desconto que receberei, o que agilizará o retorno do investimento”.

Para José Wilson Terceiro Júnior, Coordenador Executivo “o CEALTRU vem ao longo dos últimos tempos se especializando na elaboração de projetos produtivos para captação de crédito para agricultura familiar. Desta forma, as famílias de agricultores que são acompanhados tecnicamente pela equipe de ATER, têm a oportunidade de integrar duas políticas públicas, o que na prática, se transforma em melhoria da base de produção, pois assim, podem comprar mais equipamentos, insumos e realizar pequenas construções, possibilitando o aumento do potencial produtivo e comercial das famílias, gerando renda e melhorando a vida no campo.

Entenda a notícia

O Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – FEDAF, fundo subsidiado pelo Governo do Estado e operacionalizado pelo Banco do Nordeste, lançou edital público em julho de 2022 para seleção de agricultores/as familiares, utilizando o chamado ‘Barema’ como instrumento de análise e pontuação, seguido da análise de plano de trabalho.

O FEDAF selecionou 139 (cento e trinta e nove) projeto produtivos no Estado do Ceará. O CEALTRU, com agricultores familiares assessorados tecnicamente, obteve 51 (cinquenta e um) projetos produtivos aprovados.

Dentre as primeiras 10 (dez) melhores pontuações no certame, 9 (nove) são de agricultores familiares acompanhados tecnicamente pelo CEALTRU.