O CEALTRU, entidade prestadora de serviços de ATER aprovou junto ao FEDAF 51 projetos técnicos. Dentre os 10 primeiros colocados no certame, 9 são agricultores/as familiares assessorados tecnicamente pelo CEALTRU.
O primeiro lugar em pontuação junto ao FEDAF em todo o Estado do Ceará é Eliane Oliveira dos Santos, com 360 pontos, agricultora familiar da Região do Litoral Oeste, município Pentecoste, Assentamento Erva Moura.
De acordo com Eliane, “O CEALTRU é uma importante instituição, pois além de prestar serviço de assistência técnica em nossa produção, também incentiva a contratação de crédito para investimento na atividade, aumentando ainda mais a melhoria da produção”.
Para o Presidente do CEALTRU, José Francisco de Almeida Carneiro, “Primeiramente, eu gostaria de parabenizar o Governo do Estado do Ceará pela iniciativa de disponibilizar crédito para o fortalecimento deste importante seguimento econômico que é a Agricultura Familiar. Também parabenizar a SDA e sua equipe pela qualidade técnica e lisura no processo seletivo de projetos produtivos. Por fim, pontuar que para o CEALTRU é de expressiva importância concorrer e conseguir aprovar projetos produtivos para acesso ao crédito junto ao FEDAF, pois assim, como o CEALTRU vem se profissionalizando nesse seguimento de acesso a crédito, vem também, e, sobretudo, potencializando a agricultura familiar no Estado do Ceará, na medida em que, integra assessoria técnica e crédito, favorecendo o maior desenvolvimento de cadeias produtivas rurais e gerando renda junto às famílias de pequenos agricultores familiares”.
O FEDAF – Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, em 2022, abriu edital público para viabilizar crédito para Agricultura Familiar no Estado do Ceará. Foram aprovados 139 projetos no Estado, neste sentido, os agricultores familiares assessorados pelo CEALTRU contabilizam 36,7% do total de aprovações, estes, agora, aguardam apenas a contratação financeira por parte do Banco do Nordeste, pessoa jurídica selecionada, pelo Governo do Estado, para a operacionalização financeira do FEDAF.
Siga-nos