O Cealtru, dando continuidade ao projeto de cisterna de primeira água, deu início as capacitações que compõem a estratégia de construção de cisternas nas comunidades. A primeira capacitação que acontece é a de Gestão de Recurso Hídricos – GRH, que vem trazendo o entendimento da importância do uso consciente da água, maneiras de proteger e manter a qualidade da água.

As capacitações ocorreram nos municípios de Massapê, nas comunidades de Riacho Fundo, Região das Contendas, São Damião, Santo Amaro, Casa Forte, Baixa Grande, Morgado, Trapia, Santa Luiza, Oiô, Campestre, Jatobá, Curu e Morro Vermelho, e no município de Santana do Acaraú, nas comunidades de Bulandeira, Camará, Chora, Santa Rita, Riacho do Meio, Conceição da Amélia, Ingá, Lagoa do Serrote, Dourado, Chocalho, Pistola, Cacimba, Tabuleiro do Gado, Aroeira, Belém, Lagoa do Canto, Ameixa, Baixa Fria e Ladeira Vermelha, totalizando 200 famílias capacitadas.

Para o Coordenador Executivo do CEALTRU, José Wilson Terceiro Júnior “a implantação das Tecnologias Sociais para Convivência com o Semiárido é uma ação de fundamental importância para a vida do homem e da mulher do campo. É estratégico porque ela passa a ser uma porta de entrada de políticas públicas para as famílias vulneráveis e em áreas isoladas no sertão. É de fundamental importância por resgatar a dignidade humana, democratizando o acesso a água de beber, a água para produzir e gerar energias renováveis independentes”.

O beneficiário José Lindomar da Silva, da comunidade Ingá, no município de Santana de Acaraú ao final da capacitação recitou alguns trechos de um poema de sua autoria:

O debate que aqui houve
Se faz muito interessante
Pois é sobre nossa vida
A nossa principal fonte
Eu falo da nossa água
O líquido mais importante

Estejamos conscientes
Da principal fonte de vida
Que mantêm nossa existência
Que nos ajuda na subida

E a valorização dos projetos que virão
Se faz bastante preciso
Agradeço ao CEALTRU
Por essa grande assistência
E aos facilitadores
Por terem tido a paciência
De vir a nos conduzir
De falar como conseguir
A fonte de nossa existência

O Cealtru, uma organização social, encontra-se em processo de construção de 800 (oitocentas) cisternas de primeira água (16 mil litros), no interior do estado do Ceará. A execução deste projeto, dá-se, após o Cealtru ter ganho edital público, para construção de cisternas, lançado pelo Governo do Estado do Ceará, via SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário.