Agricultores Familiares recebem assessoria técnica qualificada, melhorando sua produção e produtividade, possibilitando incremento na renda das famílias e melhorando a qualidade de vida. As ações de ATER são desenvolvidas de maneira individualizada, família a família. Também são realizadas capacitações técnicas de acordo com as necessidades produtivas das famílias beneficiarias.
São beneficiários deste projeto 1.425 famílias de agricultores/as familiares, compreendidas em 24 áreas de assentamento e 23 comunidades rurais, em 27 municípios dentro de 9 regiões administrativas no Estado do Ceará.
O processo de assessoria técnica – ATER é realizado pelo Cealtru e focado no desenvolvimento de cadeias produtivas tais como: cajucultura, apicultura, ovinocaprinocultura, avicultura caipira, bovinocultura leiteira, horticultura e fruticultura.
O CEALTRU – Centro de Estudos e Assistência às Lutas do/a trabalhador(a) é uma organização social parceira da FETRAECE – Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, nascido em 1987, cujo negócio versa sobre execução de projetos ligados à agricultura familiar no Estado do Ceará.
As atividades de ATER são financiadas com recursos advindos do Governo do Estado do Ceará, através de concorrência pública, via edital de ATER, lançado pela SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário / CODEA – Coordenadoria do Desenvolvimento dos Assentamentos e Reassentamento, no ano de 2021.
De acordo com o Agricultor Familiar Antônio Gilmar Costa Oliveira “para nós produtores é muito importante o apoio da instituição (Cealtru) que nos ajuda a trabalhar menos e produzir mais, porque a assistência técnica que vocês nos dão, contribui para o desenvolvimento do trabalho dos agricultores daqui”.
Para o Coordenador Executivo do Cealtru, José Wilson Terceiro Júnior, “A Assistência Técnica e Extensão Rural contínua e gratuita, é uma reivindicação prioritária dos agricultores e agricultoras familiares que vivem no campo. Não importa se ela é de empresa pública ou de organização privada. É obrigação que o Estado a promova. Ela é essencial no suporte das atividades, tanto produtivas, econômicas, sociais, ambientais e principalmente no acesso a políticas públicas disponíveis nas mais diversas esferas de governo”.
O Cealtru tem desenvolvido junto aos assentamentos e comunidades assessorados, capacitações técnicas focadas tanto no desenvolvimento produtivo rural sustentável, quanto voltado a processos de beneficiamento e agregação de valor, objetivando possibilitar que os agricultores e agricultoras familiares tenham produtos cada vez mais competitivos para acessar o mercado, comercializar e gerar rendas para as famílias, propiciando a melhoria de vida no campo.
Siga-nos