O Semiárido brasileiro é o maior do globo terrestre, composto por 1.262 municípios, dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Tem a maior população rural do Brasil e por conta da escassez de chuvas e uma estrutura de armazenamento de água limitado, a população enfrenta muitos desafios.
Neste ambiente, historicamente as ações se limitavam ao conceito de “combate à seca”, com ações assistencialistas, grandes obras e modelos tecnológicos importados, com pouca ou nenhuma adaptabilidade a realidade edafoclimática. Com o passar dos anos estas ações causaram sérios efeitos de concentração de riquezas e marginalização dos povos do semiárido.
Na década de 1990, várias organizações sociais que representam essa população, se mobilizaram e travaram o debate sobre as melhores condições de vida neste ambiente climático. Foi então que surgiu a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, que congrega mais de 3.000 organizações da sociedade civil, colocando em pauta esta problemática, dando o enfoque ao conceito de convivência com o Semiárido, propondo a defesa do direito à água, ressaltando a cultura do estoque de água, alimentos, sementes, animais e todos os elementos necessários à vida na região.
O CEALTRU se incorpora a ASA e tem na sua missão o compromisso e a defesa da convivência com semiárido e todos os seus preceitos, atuando fortemente na ocupação dos espaços e instancias de representação e debate sobre a temática, bem como, no desenvolvimento e na implantação de infraestruturas, denominadas tecnologias sociais, que tem o caráter de tornar o semiárido vivo e sustentável.
“…O CEALTRU se incorpora a ASA e tem na sua missão o compromisso e a defesa da convivência com semiárido e todos os seus preceitos…”
A partir de 2013, O governo Federal institui o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso á Água – Programa de Cisternas Lei 12.873/2013, sendo destinado às famílias residentes em comunidades rurais do Semiárido Brasileiro de baixa renda que sofre com a falta regular de água. Tornando mais acessível as ações de convivência com o semiárido.
Tecnologias sociais implantadas pelo CEALTRU
Siga-nos