O CEALTRU realizou 5 (cinco) diagnósticos de Organizações da Agricultura Familiar – OAF, os quais foram aprovados junto ao Projeto São José III – 2ª Fase através de sua equipe técnica. O Projeto São José validou junto as OAF, o resultado do trabalho técnico do Cealtru no diagnósticos. Já as OAF aprovaram os resultados dos documentos, mostrando que os diagnósticos foram aplicados junto as mesmas e retratam a realidade.

Foram validados, participativamente com os beneficiários, os Diagnósticos das seguintes OAF:

ITAPIPOCA/CE – Associação dos Pequenos Agricultores de Lagoinha I
ITAPIPOCA/CE – Associação Vida Melhor da Comunidade do Sitio Coqueiro
IRAUÇUBA/CE – Associação do Assentamento Rodeador
TEJUÇUOCA/CE – Associação do Assentamento da Fazenda Macaco
MASSAPÊ/CE – Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Meruoquinha
MASSAPÊ/CE – Associação São Vicente de Paulo dos Pequenos Produtores Rurais de Padre Linhares

O Presidente da Associação da comunidade de Lagoinha I, Francisco Erivaldo Diogo Ferreira, retrata: “Estou muito satisfeito com o trabalho que está sendo realizado em relação ao projeto, também notei uma grande participação e união da minha comunidade nas reuniões, eles estão se mostrando muito interessados nesse projeto. Tenho uma grande esperança de que tudo vai dar certo e iremos melhorar as nossas vidas através de nossas atividades. Agradeço a toda a equipe do CEALTRU por todo o trabalho que realizaram por nossa comunidade”.

De acordo com o Presidente da Associação de Rodeador, Antônio Teixeira Braga, “Hoje a minha perspectiva é a melhor possível, pois estamos sentindo a seriedade do projeto. Esse é um sonho bem antigo da nossa comunidade, pois irá fortalecer a nossa renda através das atividades do artesanato que é a principal atividade das mulheres daqui. Gratidão! ”

Para o Presidente do Cealtru, José Francisco de Almeida Carneiro, “O Diagnóstico é uma consultoria bastante especializada que requer, além de equipe de campo, um quadro técnico composto por mestre e doutores que detém vasta experiência em trabalhos com agricultura familiar. Fico muito feliz de ver que o trabalho fora bem realizado, que a equipe técnica do PSJ III – 2ª fase, ao analisar o resultado aprovou esses diagnósticos, mas fico mais feliz ainda, por ver que as comunidades se enxergaram e validaram o trabalho do diagnóstico que fora realizado. Ressalto que, o diagnóstico, ao apresentar o nível de maturidade de cada OAF, é uma etapa fundamental para a construção das fases posteriores do processo, que será construído junto a estas comunidades. ”

ENTENDA A NOTÍCIA:

O Projeto São José III – 2ª Fase, em parceria com o Banco Mundial, realizou no Estado do Ceará a seleção de diversas Organizações da Agricultura Familiar – OAF. Essas organizações serão apoiadas em seus processos de desenvolvimento. A primeira etapa desse processo é a construção de Diagnóstico de cada OAF, que servirá de subsidio para construção dos Planos de Negócios, e posteriores Planos de Investimento.

Neste sentido, o Projeto São José III – 2ª Fase lançou edital público para construção de diagnóstico junto a essas OAF. O Cealtru logrou êxito, ao concorrer no edital público, passando assim a ser a entidade executora de 53 diagnósticos, onde descreve e apresenta o grau de maturidade destas organizações a partir da análise de 8 (oito) áreas funcionais:

  • Governança e Participação;
  • Gestão de Pessoas;
  • Finanças e Sustentabilidade Econômica;
  • Organização da Produção;
  • Organização para o Mercado;
  • Organização da Base Produtiva;
  • Gestão Ambiental e Resiliência Climática;
  • Gênero e Juventude.

A soma da pontuação dos elementos supracitados, calcula o nível de maturidade da OAF, que é apresentado em gráfico para que assim, sejam implementados os processos seguintes para a melhoria de cada OAF nos aspectos necessários.